Primazia

Primazia
Consultoria

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O VENDEDOR DO ANO 3000 UM EXERCICIO DE FUTUROLOGIA


Como será e, principalmente, como agirá o vendedor do ano 3000?
Resolvi pensar nisso e, talvez, até brincar com essa idéia, colocando-a a sua disposição para uma análise (quem sabe até uma auto-análise).
Em primeiro lugar, temos de partir do princípio de que ele não será como nós, ou como alguns de nós. Ou seja:

1.   Ele não será desorganizado, até porque ele saberá usar todos os instrumentos e ferramentas de comunicação rápida que estiverem ao seu alcance, pois estará sempre evoluindo como “um profissional de informações”.

2.   Ele não será avesso a sua própria evolução cultural, e terá o saudável hábito de ler, pelo menos, o mínimo necessário para se manter atualizado permanentemente; em outras palavras, em vez de investir o seu tempo lendo o que aconteceu com o seu time, ele aproveitará esse tempo para se capacitar e ser mais feliz, pessoal e profissionalmente.

3.   Ele não será um oportunista barato, e, portanto, não viverá se aproveitando de momentos e de clientes desavisados. Por esse motivo, ele não viverá sempre em condições financeiras desfavoráveis.

4.   Ele não será um exacerbado individualista, que só pensa em si mesmo,e ,desta forma, terá competência para trabalhar em equipe, entendendo (e praticando) a sinergia como uma das suas mais importantes “armas” de ganho.

5.   Ele não viverá jogando a culpa dos seus fracassos nos outros ou nas coisas, e, por isso, assumirá sempre os seus erros, o que o levará a uma posição muito confortável profissionalmente falando, porque ele será capaz de se autocorrigir sempre, não precisando, para isso, de chefes ou de circunstâncias especiais para evoluir.

6.   Ele será transparente e ético em todas as suas ações pessoais e profissionais e, por isso, será sempre muito bem recebido por todos os seus clientes que, na prática, são os seus grandes parceiros, e não “inimigos” que precisam ser vencidos e derrotados.

7.   Ele não ira aos clientes apenas para vender ou tirar pedido, mas sim, para ajudar os seus clientes a terem lucros e benefícios reais com o que ele oferece, e, com isso, ele será sempre muito bem-vindo.

8.   Ele saberá que há profundas diferenças entre o ato de vender e a profissão de vender, e, por isso, saberá se auto-administrar e se preparar corretamente para o seu dia-a-dia, sabendo que o ato de vender é apenas uma pequena (e importante) parte de uma profissão muito mais complexa e realizadora.

9.   Ele não será vendedor apenas porque não tinha outra opção profissional, mas sim, porque escolheu e “curte” ser vendedor. Ele se sentirá maravilhosamente bem, todos os dias, vendendo porque sabe que o seu papel é importantíssimo para o funcionamento de toda a sociedade e, principalmente, para os seus clientes.

10.           Ele não competirá com outros vendedores, mas sim, consigo mesmo, pois sabe que não tem de vencer ninguém, a não ser os seus próprios limites. Por isso, não precisará se comparar a mais ninguém e também não aceitará que o comparem com quem quer que seja.

11.           Ele não entenderá que o seu trabalho termina quando faz um negócio com um cliente; ao contrário, ele sabe perfeitamente que o seu trabalho mais importante começa exatamente nesse momento e, por isso, pratica sistematicamente pré e pós-vendas com todos os seus clientes.

12.           Ele não entenderá que o papel dos seus clientes é apenas o de assinar um pedido e pagar o que comprou dele, mas sim, o de ajudá-los no seu trabalho de conquistar sempre novos clientes e novos mercados; ou seja, ele transforma os seus clientes nos seus melhores “vendedores”.

Aí está, meu amigo, minha visão de como será  o vendedor do futuro. Mas será que teremos de esperar até o ano 3000 para “ver” este profissional? É claro que não. Ele já existe há muito tempo. E sabe o que é melhor? Este profissional está sendo disputado, atualmente, a peso de ouro, por todas as empresas do mundo, pois ele “vale” muito e, conseqüentemente, ele...GANHA muito.Alias, faltou, no perfil acima, uma importantíssima qualidade que este vendedor tem: OTIMISMO. Sim, pois ele jamais deixará de acreditar em si mesmo e no seu sucesso pessoal e profissional, ou mesmo nos medíocres que o cercam e que, diante de qualquer dificuldade que encontram, já acham que nada vai dar certo e que nada irá funcionar.

Você conhece alguém assim?

Pois aqui vai um precioso conselho: fuja delas o mais rapidamente que puder, pois estes infelizes só vieram ao mundo para destruir a si mesmos e a todos que se aproximam deles. FUJA! RÁPIDO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário